Upsell

Upsell: veja como construir uma estratégia eficiente para a sua loja

O upsell é uma estratégia de vendas com o objetivo de incentivar os consumidores a comprarem uma melhor versão de um produto ou serviço que já se pretendia adquirir, trazendo benefícios para ambos lados. Isso porque o cliente sai satisfeito com um produto mais completo e vantajoso, e o estabelecimento aumenta seu faturamento. 

Certamente, você já se deparou com esse tipo de estratégia em muitas situações, pois é algo que já acontece há muito tempo no varejo de diversos segmentos. 

Nos fast foods, por exemplo, quando o atendente oferece a opção de levar uma batata maior por um pequeno valor; nas concessionárias de carro, onde um mesmo modelo vai do básico ao mais luxuoso; nas óticas, quando há uma grande variedade de tratamentos para as lentes; e até mesmo em supermercados, onde encontramos diversas embalagens com quantidades maiores de um produto e preços mais favoráveis.

Tendo entendido do que se trata o upsell, é fundamental saber também que existem alguns pontos importantes a serem considerados para colocá-lo em prática — e é exatamente isso que iremos abordar neste artigo. 

Acompanhe a leitura e esteja preparado para elevar a lucratividade do seu negócio, garantindo ainda uma maior satisfação dos seus clientes.

Como construir uma estratégia de upsell eficiente para sua loja

Embora o upsell seja uma abordagem normalmente realizada no momento da compra, a estratégia só será eficiente se o estabelecimento preparar as etapas que a antecedem. 

Nesse quesito, estamos falando de:

Ter um estoque inteligente

Para que o vendedor consiga aprimorar uma venda, ele precisa dispor de uma variedade de produtos similares em estoque e, assim, ter as opções adequadas para oferecer ao cliente, afinal, fazer as recomendações certas é a chave para o sucesso do upsell. 

Além disso, um bom controle do estoque faz toda a diferença para visualizar quais produtos constam no ponto de venda, evitando rupturas. 

Estar atento às necessidades do público 

Compreender os desejos, necessidades e preferências dos clientes aumenta a confiança no seu relacionamento. E acompanhar os itens mais vendidos da loja e os históricos de compras são práticas muito interessantes para construir essas referências e, então, incluir e sugerir novos produtos.

Outra estratégia é ter interações mais diretas com os clientes, seja via formulários de sugestões, redes sociais ou mesmo no ato da compra, com uma conversa mais aprofundada sobre o que eles estão precisando naquele momento. 

Apresentar diferenças e explorar as vantagens 

O consumidor já sabe exatamente o que quer e, para convencê-lo a mudar de opinião, é preciso fazer com que ele entenda que a sua sugestão atenderá ainda mais às expectativas dele. 

Sendo assim, é crucial apresentar de forma clara e atrativa todas as características e funcionalidades do produto, explorando as vantagens que ele irá obter, já que está fazendo um maior investimento. 

Capacitar a equipe para pôr a estratégia em prática

O treinamento é imprescindível para que a equipe esteja preparada para aplicar o upsell no dia a dia, garantindo, acima de tudo, o melhor atendimento ao público

Conectado ao ponto anterior, essa capacitação é importante também para que os vendedores se tornem bons conhecedores dos produtos vendidos na loja, o que permite que eles antecipem as necessidades dos clientes com informações objetivas, transmitindo mais segurança e confiança.

Os benefícios dessa alternativa para seu negócio

Oferecendo produtos ou serviços melhores ou mais relevantes aos clientes e fortalecendo o relacionamento entre ele e sua loja por meio da oferta de valor, certamente você já terá um destaque superior no mercado.

Além disso, os negócios que implementam o upsell ainda tem como benefícios:

Satisfação do público: apesar de o cliente estar fazendo um investimento maior, ele vai adquirir um produto mais completo e ficará ainda mais satisfeito com a aquisição.

Fidelização de clientes: ao comprar um produto melhor, que atenda todas as suas necessidades num nível elevado, o consumidor passa a ter mais confiança no seu negócio. 

Redução de custos: estratégias de fidelização são mais eficientes quando se fala em otimização de recursos, pois conquistar novos clientes é mais difícil e caro do que fidelizar os existentes.

Aumento do ticket médio: por se tratar de um método para que o cliente adquira um produto mais aprimorado e, consequentemente, de maior valor, a empresa ganha um aumento do ticket médio.

O papel de um sistema de gestão nas estratégias de upsell

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é estratégia de vendas, e nesse caso, não poderia ser diferente. 

Com um bom sistema de gestão, as lojas contam com insights valiosos, pois, além de automatizar as atividades do dia a dia, ele armazena e fornece dados relevantes — como informações atualizadas de estoque e histórico de compras dos clientes — essenciais para que as lojas possam alcançar um excelente relacionamento com o público e melhorar a experiência de seus clientes. 

O SaaSERP — plataforma de gerenciamento empresarial da SaaSTec Labs — é a ferramenta ideal para alavancar sua estratégia de upsell, incluindo módulos integrados entre si, que garantem mais segurança e facilidade nas suas operações. Desse modo, você controla o estoque, o financeiro e o DRE, e ainda conta com um PDV ágil para facilitar as vendas da sua loja física.

Disponibilizando funcionalidades robustas aptas ao atendimento de diversos segmentos, o SaaSERP é a solução que reúne toda a gestão do seu negócio em um único lugar.

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