O que avaliar antes de contratar um sistema para óticas

O conceito de phygital, que se refere à integração entre os ambientes físico e digital, está cada vez mais presente nos mais diversos setores do varejo, incluindo as óticas. 

Essa mudança vai de encontro à transformação digital e também ao novo perfil do consumidor, exigindo dos empreendedores uma movimentação no sentido de implementar soluções que auxiliem na gestão de áreas e proporcionem uma experiência de compra diferenciada.

No entanto, diante de tantas opções, é muito comum que haja dúvidas sobre qual ferramenta é a mais adequada. Afinal, como escolher a melhor? 

Para alcançar bons resultados, é necessário saber os aspectos que devem ser avaliados ao implementar um software ERP e, pensando em auxiliar os negócios nessa tarefa, desenvolvemos este conteúdo que fala justamente sobre estes pontos. Confira!

O que avaliar antes de contratar um sistema para óticas

A adaptação ao phygital pode depender da cultura de cada negócio. Porém, quando se sabe quais os fatores a serem analisados na escolha de sistemas, a decisão se torna muito mais assertiva. Veja alguns pontos imprescindíveis para tomar esta decisão:

  • Consultar as funcionalidades oferecidas por cada sistema

O primeiro passo para escolher um bom sistema para óticas é avaliar quais são as funcionalidades oferecidas por cada um deles. Tratando-se deste segmento, há algumas ferramentas específicas que devem estar disponíveis. 

Entre elas estão: cadastros de clientes e receitas médicas, registros de entradas e saídas de caixa, cobrança automática de inadimplentes, controle de estoque, acompanhamento da produção do laboratório e geração de relatórios. 

De modo geral, é importante observar como um ERP poderá ajudar a sua loja no dia a dia, buscando recursos condizentes com as necessidades levantadas. 

  • Averiguar a credibilidade do parceiro

Escolher uma boa parceria faz toda a diferença em relação a uma decisão assertiva. Isso inclui a verificação da credibilidade do fornecedor junto aos clientes atuais, por exemplo. Neste sentido, vale pesquisar sobre possíveis reclamações e avaliações em sites e redes sociais.

Por outro lado, é importante analisar como a empresa se posiciona no mercado, qual o tipo de suporte oferecido, a experiência na área e outros fatores que demonstram se tratar de uma organização idônea. 

  • Verificar se o sistema oferece segurança para as informações

Segundo dados da Fortinet, o Brasil sofreu 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos  gerais apenas no ano de 2021. Informações como essas demonstram a relevância de observar a segurança da informação em um sistema para óticas. 

Nesse sentido, é importante questionar sobre as ferramentas de proteção utilizadas e também optar por ERPs na nuvem, pois os dados ficam salvos em servidores seguros. Assim, se evita que vírus e diversas outras ameaças cibernéticas possam prejudicar gravemente o negócio, afinal, o software armazenará dados sensíveis como números financeiros e informações pessoais dos próprios usuários e clientes.

  • Entender possibilidades de integração com outras ferramentas

Outro aspecto importante é a possibilidade de integração entre o sistema para óticas e outras soluções tecnológicas. Cada vez mais, a tendência é centralizar informações e manter as ferramentas trabalhando em conjunto.  

De modo geral, isso impacta diretamente nos processos internos, aumentando a agilidade e otimizando o gerenciamento de informações. Além disso, garante que o fluxo de trabalho seja mais fluido e com menos erros.

Avaliando todos esses pontos certamente a ótica fará uma escolha que garantirá o atendimento a todas as suas necessidades, podendo sair das planilhas e outros métodos em papel, para adentrar em uma gestão otimizada pela tecnologia.

SaasVision: um moderno sistema para óticas

O SaaSVision é um sistema especialmente desenvolvido para óticas, que une o que há de melhor e mais moderno em sistemas de atendimento e demonstrativo de lentes integrando à gestão e retaguarda do seu negócio.

Permitindo padronizar o atendimento e tornar as lojas 100% digitais, o sistema ainda traz os seguintes diferenciais:

– Aumento médio de 40% das vendas em loja e também o ticket médio da venda de lentes;

– Redução do tempo de atendimento dos vendedores e aumento do número de clientes atendidos;

– Treinamento de vendedores de forma rápida e padronizada;

– Eliminação do catálogo de produtos impressos, possibilitando ter todas a lentes e valores atualizados junto aos principais laboratórios do país de forma digital;

– Integração das ordens de serviços e orçamentos aos outros sistemas;

– Tomada de medidas DPN e altura pupilar sem a necessidade de réguas escala ou pupilômetros;

– Economia de tempo e otimização das vendas;

– Usando apenas um tablet, as equipes de vendas passam a ter uma ferramenta que garante um atendimento padronizado, ágil e 100% digital.

Optando por um sistema de gestão integrado como o SaaSVision, há resultados como escalabilidade, segurança das informações, flexibilidade em acompanhar o fluxo dos dados, redução de custos e diminuição do tempo de resposta em transações.

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