Entenda como e porque oferecer diversos meios de pagamentos no seu negócio

Aceita Pix? Essa é a pergunta do momento nos comércios. E, se a resposta é não, a venda pode ser perdida.

A evolução dos meios de pagamentos acompanha os novos hábitos de consumo. Nos últimos anos, o digital ganhou espaço, abrindo portas para muitas oportunidades. Se antes, o consumidor precisava sair com dinheiro ou cartão, hoje, apenas com o celular ele consegue realizar qualquer tipo de compra.

O público atual está mais conectado e busca por formas rápidas de pagamento. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time da Opinion Box, o Pix ultrapassou o boleto bancário pela primeira vez na preferência do brasileiro entre as formas de pagamento dentro de apps, indicado por 16% dos consumidores móveis como a melhor opção. 

No entanto, o cliente mais conservador que prefere métodos tradicionais não foi extinto. Sendo assim, o ideal é oferecer diversos meios de pagamento, para que o consumidor tenha o poder de escolha na hora de pagar pelo produto ou serviço, evitando que isso seja um obstáculo para o fechamento da venda. Vamos falar sobre isso a seguir. Confira!

A importância de oferecer diversos meios de pagamentos nas lojas

As lojas que se destacam no mercado são aquelas que colocam o cliente no centro de seus negócios e estão aptas a levar soluções com o mínimo de atrito possível. 

Oferecer variadas opções é uma estratégia que evita que o cliente desista de levar o produto porque a loja não aceita determinada forma de pagamento. Quando o consumidor se depara com mais alternativas, ele se sente seguro para comprar naquele estabelecimento  – até mesmo em maior quantidade.

Para os negócios que desejam acompanhar essa tendência, destacamos abaixo algumas opções essenciais para atender o consumidor atual:

  • Pix

Como já se sabe, esse é o meio de pagamento eletrônico instantâneo oferecido pelo Banco Central do Brasil, bastante utilizado pelos brasileiros. Por não precisar de cédulas e de cartões físicos, o Pix tem se tornado cada vez mais protagonista.

Além de facilitar a confirmação da compra, essa alternativa também dispensa as taxas necessárias para emitir boletos, por exemplo, os quais muitas vezes podem ser esquecidos pelos clientes.

  • Cartões de débito e crédito

Os cartões  ainda são os grandes substitutos do dinheiro em espécie, sendo imprescindível ter essa opção no estabelecimento. 

A mesma pesquisa da Opinion Box mostra que 67% dos consumidores preferem o cartão como principal alternativa. Um outro levantamento do  Serasa eCred também constatou que, em média, 29% dos brasileiros possuem cinco ou mais cartões de crédito. 

Ou seja, deixar de ter esse meio de pagamento, com certeza é sinônimo de perda de vendas no estabelecimento. 

  • NFC

As máquinas de cartão com NFC permitem pagamentos por aproximação, um método rápido, ágil e sem contato físico bastante utilizado pelos consumidores nos últimos anos, especialmente após a pandemia.

Essa é uma opção versátil, capaz de processar pagamentos através de diversos dispositivos, já que com a tecnologia, os clientes conseguem efetuar a compra só com a aproximação do seu cartão, seu smartphone ou até mesmo seu smartwatch.

  • Link de pagamento

Esta é uma solução de pagamentos digitais, onde o lojista cria um link personalizado com o pedido em questão, e compartilha com o cliente por mensagem, redes sociais, e-mail ou SMS, podendo ser pago via cartão de crédito (à vista ou parcelado), boleto bancário e Pix, conforme acordado entre vendedor e cliente.

A opção é ideal para lojistas que não possuem sites, mas estendem a comercialização dos seus produtos pelo WhatsApp e lojas no Facebook e Instagram, por exemplo.

Mesmo que essas sejam as principais tendências atuais, não podemos esquecer do dinheiro físico e do boleto bancário. Haverão consumidores que preferem pagar com cédulas, e isso é bastante vantajoso para o lojista, que recebe o valor imediatamente e sem taxas. 

O boleto bancário também tem suas vantagens ao proporcionar o parcelamento da compra e atender até mesmo aqueles que não possuem conta bancária, já que podem ser pagos em casas lotéricas ou outras instituições recebedoras.

Os ganhos obtidos ao proporcionar diversos meios de pagamentos para os clientes

O pagamento é uma etapa decisiva da jornada de compra, impactando também na reputação do estabelecimento. 

Quem oferece diversas alternativas, garante benefícios como:

A loja fica apta para atender diversos públicos: embora os meios digitais venham ganhando espaço, há clientes que ainda preferem as opções tradicionais. Com a diversificação, a loja consegue atender a todos os públicos.

Redução de desistências: Com mais opções de pagamento, o consumidor terá mais alternativas para concluir a compra, gerando mais lucro e renda à loja.

Ganho de produtividade: métodos digitais como Pix e até mesmo as maquininhas de cartão tornam mais simples, rápida e segura a forma de pagamento, facilitando a compra e promovendo melhores condições para fidelizar os clientes.

Conforme observado, oferecer diversos meios de pagamentos na loja é uma estratégia crucial para quem deseja acompanhar as tendências e estar à frente do mercado, garantindo uma experiência completa e satisfatória ao consumidor atual, que busca agilidade e inovação em sua jornada de compra, e maior lucratividade para o seu negócio.

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