Promoção de vendas no varejo: como um sistema de gestão pode ajudar nessa estratégia

Entre as estratégias para aumentar as vendas no varejo, a sazonalidade é uma das que merece atenção, afinal, é possível investir em datas comemorativas para realizar ações para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Realizado pela Cielo, o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado – revelou que em 2022, a semana que antecedeu o Dia dos Pais apresentou uma alta de 11,7% nas vendas, na comparação com o ano anterior. Esse é apenas um exemplo do poder da promoção de vendas em datas sazonais.

No entanto, ao aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, é muito importante se planejar para que, ao invés de uma oportunidade, ela não acabe sendo sinônimo de prejuízo.

Promoção de vendas no varejo: por que essa é uma estratégia promissora?

Apesar de funcionar de maneira integral, disponibilizando seus produtos o ano todo, o varejo vive principalmente da sazonalidade – ou seja, de períodos em que o volume de vendas é maior por conta de datas comemorativas e ocasiões específicas.

Isso sustenta o comércio porque permite o equilíbrio entre as temporadas de alta e baixa nas vendas. Muitos, inclusive, trabalham de forma a depender completamente da sazonalidade, se planejando para oferecer promoções nos períodos de alta e garantir um bom faturamento para continuar operando nas temporadas em que as vendas são mais baixas.

As principais datas sazonais para a criação de promoções de vendas

Se você quer começar a investir em datas sazonais no seu negócio, planejamento é o segredo. É preciso saber quais períodos fazem mais sentido para os produtos que você oferece e, então, estar bem preparado para eles – não só financeiramente, mas pensando em boas promoções e em um estoque bem organizado.

Entre as datas mais relevantes para serem exploradas costumam estar:

  • Dia das Mães: só em 2022, a Associação Brasileira dos Lojistas Satélites de Shoppings (Ablos) registrou um aumento de 36% nas vendas no Dia das Mães, que aconteceu no dia 8 de maio. 
  • Dia dos Namorados: de acordo com a Serasa Experian, o Dia dos Namorados e a semana que o antecedeu apresentaram uma alta de 4% nas vendas neste ano, em comparação com o mesmo período em 2021.
  • Dia dos Pais: essa é uma outra data comemorativa importante para o comércio que vem apresentado altas constantes nas vendas, como no dado já apresentado da ICVA, que destaca aumento de 11,7% em 2022.
  • Dia das Crianças: o destaque no Dia das Crianças em 2021 foi para as vendas digitais, que apresentaram aumento de 21,4%. As vendas físicas ficaram um pouco atrás, mas ainda com alta expressiva, de 15,8%, segundo dados da Cielo no ICVA.
  • Black Friday: grande oportunidade para diversos setores do varejo, a Black Friday gerou faturamento de mais de R$ 4 bilhões só no e-commerce no ano passado, de acordo com relatório da Adobe.
  • Natal: o Natal também é uma ótima oportunidade para investir em datas sazonais, tendo apresentado um crescimento de 11,1% nas vendas em 2021, segundo o ICVA.

Além dessas, há diversas outras datas e períodos que podem ser explorados para promoções no varejo. Para lojas de vestuário e óticas, por exemplo, inícios de estações, como primavera/verão e outono/inverno, também podem trazer bons resultados, acompanhando o lançamento de novas coleções.

Como por as promoções de vendas em prática com um sistema de gestão

Diante de tantas oportunidades para aumentar as vendas no comércio, é essencial ter planejamento e contar com as ferramentas certas. Um sistema de gestão faz bem esse trabalho e permite que o lojista aproveite esses momentos.

Entenda como usar esse tipo de ferramenta a favor do seu negócio:

  • Analise o histórico de vendas

Antes de investir em uma data sazonal, é preciso conhecer a realidade do negócio através de uma análise das vendas e despesas. Isso ajuda a entender como foi o desempenho em cada período e a determinar quais as datas em que vale a pena investir. 

  • Gerencie o estoque

Duas questões são grandes inimigas quando se fala em estoque: produtos parados e a falta dos mais vendidos. Depois de ter feito a análise do histórico de vendas, é possível saber quais itens não podem faltar em datas sazonais e quais podem ser adquiridos em menor quantidade. Uma boa gestão do estoque faz total diferença em estratégias de sazonalidade e também pode ser simplificada através de um sistema automatizado.

  • Disponibilize meios de pagamentos variados

Atualmente, os consumidores que pagam por suas compras com dinheiro vivo são minoria, e oferecer opções diversas no caixa – como PIX, cartão de crédito e débito, crediário, entre outros – cria oportunidades de compra. Além disso, é muito importante contar com um sistema que permita o funcionamento do PDV off-line, para não perder vendas quando não há conexão com a internet.

  • Disponha de vales e combos de produtos

Por fim, é possível contar com um sistema de gestão para criar estratégias de benefícios, como vale-presentes, vale-trocas, vale-compras, kits promocionais. Tudo isso atrai os clientes e aumenta o faturamento.

SaaSERP: o sistema para facilitar a promoção de vendas no varejo

Para aproveitar essas e outras funcionalidades, o SaaSERP é a opção certa. O sistema possibilita uma gestão integrada de todas as áreas do seu negócio: controle de vendas, administração do estoque, financeiro, DRE, cadastro de fornecedores, gerenciamento de filiais, entre muitos outros benefícios.

Se você está pensando em investir nas datas sazonais para aumentar suas vendas, fale conosco e saiba como ter mais praticidade e agilidade em suas estratégias, garantindo bons resultados.

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