Sistema para loja de roupas

Sistema para loja de roupas: entenda como escolher o mais adequado

Oferecer uma boa experiência de compra é uma questão de sobrevivência num mercado repleto de clientes exigentes e uma alta concorrência. 

Se os consumidores não se sentem valorizados e bem atendidos em suas diversas necessidades, dificilmente serão fidelizados e, justamente por isso o varejo, incluindo o de vestuário, tem procurado cada vez mais ferramentas que o auxiliam neste processo, dentre as quais estão os sistemas de gestão. 

Sendo um dos recursos mais eficientes para atingir este objetivo, um sistema para loja de roupas tem o potencial de integrar áreas e auxiliar em tarefas como controle de estoque, gestão de vendas, finanças, logística, entre outras atividades essenciais. 

Desse modo, a operação se torna otimizada e organizada, bem como a tomada de decisão passa a ser mais assertiva, o que se reflete num melhor atendimento. No entanto, para que traga todos esses diferenciais, diante das variadas opções disponíveis hoje no mercado, é preciso saber escolher. 

E pensando em auxiliar as empresas nesta importante decisão, desenvolvemos este artigo indicando o que deve ser avaliado. Confira!

Sistema para loja de roupas: entenda como escolher o mais adequado ao seu negócio

Ao começar as buscas por um sistema para lojas de vestuário, deve-se primeiro entender a necessidade do negócio. Ou seja, é preciso definir as demandas atuais, envolvendo áreas e processos prioritários que devem ser integrados à solução. 

Em um negócio, inúmeros processos de setores diferentes podem ser automatizados, como atividades de marketing, vendas, RH e financeiro. Nesse sentido, é essencial entender quais deles podem, e precisam, ser otimizados. 

A partir de todas as necessidades levantadas, parte-se para uma análise mais técnica do sistema a ser contratado, a qual envolve os seguintes pontos:

  • Recursos tecnológicos

Conforme os anos foram passando, os sistemas de gestão também se tornaram mais tecnológicos, com o objetivo de facilitar cada vez mais a rotina das empresas. Por esse motivo, é importante procurar uma solução que traga dados sobre a loja e os exiba de forma simples de compreender. 

Por exemplo, gráficos podem oferecer uma melhor visualização de métricas relevantes, como número de atendimentos e ticket médio. Com isso, os colaboradores não precisam imprimir relatórios para comparar informações, pois têm todas elas de forma acessível no painel do sistema, economizando tempo e recursos. 

  • Facilidade de uso

Para que um sistema para loja de roupas seja bem aproveitado, deve ter uma facilidade de uso pelas equipes. Ou seja, ser intuitivo em relação às funcionalidades e oferecer suporte sempre que necessário, são quesitos para levar em consideração nesse ponto. 

Do contrário, há a tendência de insatisfação dos funcionários por conta de um aprendizado moroso que possivelmente tornará as atividades mais complicadas do que eram antes. Consequentemente, isso também trará arrependimentos futuros em relação ao software escolhido.

  • Acompanhamento financeiro

Uma das áreas mais importantes de um negócio é a financeira. Aliás, se ela vai bem, significa que os resultados são bons e vice-versa. No entanto, devido ao número de dados e informações movimentadas no setor, é preciso organização para mantê-la sempre em dia, processo fundamental para o bom andamento. 

Um sistema de gestão deve ser funcional no sentido de fornecer um acompanhamento financeiro adequado, de forma com que a empresa controle finanças e tenha melhores parâmetros para a tomada de decisão. 

Na prática, é importante avaliar se existe o recurso de acompanhamento e registro de pagamentos e recebimentos a partir da emissão de notas fiscais e vendas.

  • Acompanhamento de entradas e saídas (vendas e compras)

O registro de entradas e saídas de uma empresa é essencial para uma boa gestão de estoque. Isso permite conhecer as necessidades e atender melhor às demandas, ou seja, manter os investimentos em estoque mais econômicos e ao mesmo organizados.  

Com um sistema para loja de roupas, o negócio ganha uma padronização do cadastro de produtos que entram e saem, facilitando significativamente o processo de vendas e compras. 

  • Integrações com outros sistemas

Uma das funcionalidades mais importantes de um sistema de gestão a serem avaliadas é a sua capacidade de integração com outras ferramentas, como plataformas de e-commerce, CRMs e outras. 

Para otimizar o tempo dedicado a processos repetitivos, incluindo atualizar diferentes softwares com as mesmas informações, unir as soluções certamente é a melhor opção. Além disso, se reduz a ocorrência de erros e custos operacionais.  Portanto, antes de contratar uma solução, verifique se existe este recurso.

O que as lojas de roupas ganham ao fazer uma boa escolha do seu sistema de gestão

Considerando tudo que foi apontado, certamente haverá uma boa escolha que trará diversas vantagens para a empresa, a começar pelo aumento da produtividade, melhor tomada de decisão, redução de custos e desperdício de recursos. 

Mais do que isso, as lojas também tem ganhos relacionados a:

  • Acompanhamento fiscal: um sistema simplifica o cadastro de nota fiscal, de produtos e até mesmo de fornecedores. No que diz respeito as NF-s, por exemplo, somente “arrastando” o XML da nota, automaticamente o sistema cadastra os dados, o que resulta também em um grande ganho de tempo.
  • Criação de promoções: com as informações de estoque a um clique, as lojas também terão mais facilidade para criar combos com diversas peças e até oferecer presentes no momento das vendas.
  • Praticidade: um sistema possibilita trabalhar com multi tabelas. Assim, fica mais prático controlar e oferecer preços diferenciados para determinados produtos, acompanhar fornecedores, etc
  • Acompanhamento de metas: como um sistema proporciona o acompanhamento das vendas de forma simplificada, o controle das metas por vendedor ou mesmo por lojas, caso haja mais de uma, também  pode ser feito periodicamente. Assim, a gestão pode também implementar meios de bonificação para incentivar seus colaboradores.

Tudo isso, com certeza impacta positivamente em um processo mais estruturado que, consequentemente, também se refletirá em lucratividade. 

SaaSERP: o sistema de gestão ideal para lojas de vestuário

O SaaSERP, sistema de gestão desenvolvido exclusivamente pela SaaSTec Labs, permite ter um controle integrado de todas as áreas da sua empresa. 

Monitorar suas vendas, o seu estoque, o seu financeiro e DRE, além de ter um PDV ágil para facilitar vendas da loja física, são recursos disponíveis no SaaSERP para trazer mais praticidade no acesso a todos os tipos de relatórios e dados do negócio. 

Com funcionalidades robustas e que podem atender diversos segmentos, o sistema é a solução que reúne toda a gestão do seu negócio em um único lugar.  Entre os recursos estão:

– emissão de NF-e, NFC-e, CF-e, NFS-e, PAF-ECF sem limitar números de notas emitidas no mês + área do contador;

– conversão e legado de dados do sistema anterior;

– suporte operacional e técnico diferenciado;

– licença de banco de dados gratuitos;

– PDV com funcionamento OFFLINE em caso de falhas ou quedas na internet;

– relatórios customizáveis.

Esse conteúdo te ajudou a entender como fazer uma boa escolha do sistema adequado para a sua loja? Então continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados!

Se você também desejar saber mais a respeito do SaaSERP, entre em contato conosco.

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