Gestão financeira: por onde começar em uma loja de materiais de construção?

Muitas vezes, os negócios acabam focando tanto no atendimento ao cliente e nas vendas, que se esquecem da gestão financeira. Apesar de setores como os citados serem essenciais, o financeiro não pode ser deixado de lado, pois concentra o quanto o negócio recebe, o quanto paga, o seu lucro, e muitos outros dados que influenciam na tomada de decisões.

O cenário se aplica a diversos ramos de atuação, incluindo as lojas de materiais de construção, mas a boa notícia é que essa é uma situação reversível.

Administrar as finanças pode se tornar um processo mais simples se houver organização e ferramentas adequadas. Pensando em auxiliar as lojas neste sentido, trouxemos alguns pontos importantes e dicas de como ter um processo mais eficiente. Confira!

Os principais desafios de gestão enfrentados pelas lojas de materiais de construção

Segundo dados do Sebrae, as lojas de materiais de construção ocupam o terceiro lugar no mercado de varejo quando relacionado ao número de empreendimentos e, no Brasil, são cerca de 270 mil deles. Apenas por essas informações é possível ter ideia do tamanho da competitividade do setor e da necessidade de oferecer preços atrativos, junto ao alcance de uma boa lucratividade.

Quando relacionado ao financeiro, muitos lojistas acabam pecando no processo, o que pode reduzir os lucros e, no pior cenário, trazer prejuízos. 

Os principais desafios enfrentados nesse aspecto costumam estar relacionados a:

  • Controle de estoque: quando esse controle não é regular, a loja fica no “escuro” sobre o que comprar e até mesmo o que precisa “desovar” com mais urgência. Ambas as situações interferem no financeiro, já que impactam na perda de vendas.
  • Gestão tributária: esses negócios também precisam estar atentos à emissão de notas fiscais e os tributos adequados para cada material. Além da falta de visão sobre suas receitas, se esse processo é negligenciado, a loja corre o risco de levar multas.
  • Administração e planejamento: acompanhar as contas a pagar e a receber, estar por dentro do fluxo de caixa e entender onde é necessário investir são pontos que tem total relação com as finanças e, se são deixados de lado, certamente resultarão em prejuízos.

Gestão financeira: por onde começar em uma loja de materiais de construção?

Apesar de parecer um cenário desafiador, é possível tornar a gestão financeira mais eficiente, de modo a manter bons resultados. Mas como fazer isso na prática? Veja alguns pontos importantes:

Manter o controle do estoque atualizado

Monitorar e analisar os fluxos de entrada e saída de produtos permite às lojas de materiais de construção prever demandas de compras, bem como reduzir perdas por roubo ou vencimento dos produtos. Isso sem contar que, se esta área for organizada, é possível melhores negociações com fornecedores e clientes.

     Leia mais

Acompanhar cuidadosamente as finanças

Lojas que sabem exatamente como está toda a situação financeira, incluindo fluxo de caixa, valor do inventário, custos com folhas de pagamento, aluguel e tributos, por exemplo, têm a possibilidade de criar um planejamento financeiro e tributário adequado à própria realidade. Isso significa gastar o que se pode, manter as contas em dia, evitar o pagamento de juros e manter a lucratividade em alta.

Possuir indicadores pertinentes atualizados

Existem vários indicadores financeiros de uma empresa que precisam ser monitorados e analisados. Entre eles estão: Margem Bruta, Margem Líquida, Margem de Lucro, Ponto de Equilíbrio, Liquidez Corrente e Retorno sobre o Investimento (ROI). Se você nunca ouviu falar sobre eles, a dica é se aprofundar no assunto e, mais do que isso, começar a implementar na gestão financeira.

Revisar cadastros e preços de produtos regularmente

Cada produto vendido em uma loja de materiais de construção possui um código que o define, ou seja, uma classificação. Os itens devem ser cadastrados de forma organizada, para que o negócio possa conhecer cada categoria de mercadorias para fins tributáveis. 

Esse é um ponto fundamental, pois se o processo for feito erroneamente a empresa pode ter que arcar com impostos indevidos e outros prejuízos. Por esse motivo, fazer o cadastro e revisá-lo periodicamente nunca deve ser deixado de lado. 

Além disso, o cadastro serve também para avaliar custos de cada item e o preço de venda, possibilitando a revisão regular para se manter competitivo e ainda ter lucros.

Ter ferramentas tecnológicas que integrem diversas áreas

Sistemas de gestão são capazes de integrar diversas áreas de uma loja de materiais de construção, facilitando a gestão financeira e outros setores importantes para o negócio. 

Entre os processos contemplados que o sistema atente estão o próprio controle de estoque, as entradas e saídas de caixa, a contabilidade, as vendas e até os recursos humanos. 


Colocando esses pontos em prática, em um curto espaço de tempo as lojas certamente já perceberão os resultados obtidos. Além de ter mais organização em todos os setores, as operações financeiras se tornarão eficientes. 

Tudo isso implicará também em uma tomada de decisão mais assertiva, já que o negócio passa a acompanhar seu cenário, tendo uma visão mais clara de onde precisa investir, onde pode cortar custos e o que pode fazer para aumentar sua rentabilidade

Como o SaaSERP pode contribuir na construção de uma gestão financeira eficiente em lojas de materiais de construção

O SaaSERP,  sistema de gestão desenvolvido exclusivamente pela SaaSTec Labs, permite fazer um acompanhamento integrado de todas as áreas da sua loja de materiais de construção. 

Mais do que gerir o seu financeiro e DRE, os recursos disponíveis no SaaSERP possibilitam controlar seu estoque, além de ter um PDV ágil para facilitar vendas, trazendo ainda mais praticidade no acesso a todos os tipos de relatórios e dados do negócio. 

O sistema é a solução que reúne toda a gestão em um único lugar.  Entre os recursos estão:

– emissão de NF-e, NFC-e, CF-e, NFS-e, PAF-ECF sem limitar números de notas emitidas no mês + área do contador;

– conversão e legado de dados do sistema anterior;

– suporte operacional e técnico diferenciado;

– licença de banco de dados gratuitos;

– PDV com funcionamento offline em caso de falhas ou quedas na internet;

relatórios customizáveis.

Se este conteúdo foi útil para você, continue acompanhando o nosso blog para conferir artigos sobre outros assuntos relacionados à gestão e controle nas lojas de materiais de construção. 

E para saber mais sobre como o SaaSERP pode beneficiar a sua loja, entre em contato com um de nossos especialistas!

Tags:
×