A importância do gerenciamento de estoque para não perder vendas na sua ótica

O estoque é, sem dúvidas, um dos ativos mais importantes de qualquer loja. E, uma gestão negligenciada ou realizada de forma incompleta pode afetar diretamente a rentabilidade da sua ótica.

Isso porque, a gestão de estoque vai além do controle de entradas e saídas de produtos. Trata-se de uma atividade estratégica, a qual afeta todo o ecossistema de um estabelecimento e o sucesso das vendas, pois vai definir o capital de giro. Acompanhe este artigo e entenda!

Gerenciamento de estoque: como manter total controle na sua ótica

Para adotar um bom gerenciamento de estoque e obter mais lucro na sua ótica, é preciso se atentar a algumas práticas. São elas: 

  • Saiba o giro de estoque

O cálculo para o giro de estoque é simples e essencial para a gestão, pois você consegue saber quantas vezes o estoque de um produto foi vendido e renovado em um determinado período de tempo:

Giro de estoque = Total de vendas de um produto / Estoque médio deste produto

Calcule também o tempo do giro de estoque, para manter a rotatividade da mercadoria:

Tempo médio do giro de estoque = Número de dias do período analisado / Número do giro do estoque nesse período
  • Entenda a saída e entrada de mercadoria

Com o giro de estoque calculado, é possível ter um panorama das vendas de cada produto: o que é mais vendido e o que está parado nas prateleiras e no armazém. 

Entende-se também o comportamento de compra dos clientes e os períodos de vendas sazonais. Assim, a reposição dos produtos mais procurados se torna planejável e evita transtornos com fornecedores.

  • Mantenha a organização do estoque

Ao deixar todo o estoque da sua ótica bem organizado e limpo, mensurar as mercadorias se torna uma atividade mais fácil e até mesmo mais rápida. 

Além disso, essa organização impede danos nos produtos e defasagem por estarem estocados por muito tempo, ajudando os lojistas a terem uma visão mais clara dos itens disponíveis. 

  • Utilize estrategicamente produtos pouco procurados 

Fique atento aos itens que possuem baixo giro de estoque, pois talvez eles não despertem tanto interesse dos clientes, e, com isso, você tem um capital “empacado”.  

Sendo assim, aproveite para fazer promoções e combos, com benefícios diferenciados, para ajudar a estimular as vendas. Essa estratégia movimenta o caixa, fideliza clientes e libera espaço no estoque.

  • Conte com um sistema de gestão

Um sistema de gestão tornará todas essas práticas mais acessíveis e ágeis, facilitando a rotina da equipe que não precisará dedicar horas para realizar inventários, além de garantir mais exatidão nos cálculos, uma visão clara dos itens que ainda estão disponíveis, quais mercadorias precisam ser compradas, e muito mais.

3 benefícios trazidos por um programa de gestão 

Implementar processos eficientes permite aumentar a visibilidade de cada área de um negócio, desde as finanças até a produtividade dos funcionários no atendimento ao cliente. Conheça três ganhos que óticas podem ter com uma gestão eficiente: 

Diminuição de prejuízos

Ter o controle de tudo que acontece no seu estoque vai evitar falhas e retrabalhos que acontecem normalmente no dia a dia, economizando tempo e até recursos. Isso sem contar a possibilidade de programar o pagamento de contas e despesas da ótica, o que vai reduzir gastos a mais e dores de cabeça. 

E, ainda, trocas e devoluções, produtos danificados e perda de mercadoria são organizados na palma da mão, dando uma visão ampla de todas as operações que podem causar prejuízos e tomar tempo.

Investimentos assertivos

Manter o gerenciamento do estoque em dia faz com que você saiba exatamente quais produtos têm alta procura, bem como baixa procura. Dessa maneira, fica mais fácil fazer um planejamento estratégico das ações e metas da sua ótica, e os investimentos para adquirir as mercadorias e vendê-las se tornam mais certeiros. 

Ou seja, a rentabilidade da ótica se mantém saudável e no azul.

Previsão de demanda e planejamento para reposição

O gerenciamento do estoque facilita a reposição de produtos com antecedência, sendo primordial em caso de falta ou em datas sazonais, o que proporciona mais tempo para se planejar.

Isso mantém o estoque equilibrado e controlado, sem faltas nem excessos, evitando surpresas para o financeiro. 

Como podem ver, o gerenciamento de estoque não é apenas uma estratégia específica, mas algo fundamental para a saúde da sua ótica como um todo, pois é uma atividade que influencia diretamente o capital de giro do negócio.  

SaaSVision: o sistema para facilitar o gerenciamento de estoque na sua ótica

O SaaSVision é o sistema desenvolvido exclusivamente para óticas, que possibilita ter uma gestão integrada de todas as áreas da sua loja em um único lugar.

Com ele, você faz o acompanhamento do seu estoque com muito mais facilidade, eliminando planilhas ou cadernos. 

Controle o estoque, as vendas, o financeiro e DRE de seu negócio, e ainda ofereça um atendimento personalizado, padronizado e 100% digital aos clientes.

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